‘É tempo de buscar o Senhor.’ Oséias 10.12

Publicado:

Por: EMERSONTEIXEIRA


Nesses últimos dias temos observado a manifestação de uma crise sem precedentes em nossa nação. A palavra da moda é a “CRISE”. Os noticiários dão ênfase cada vez maior à crise instalada. É a crise econômica, crise institucional, crise social, crise moral, crise, crise, crise.

No tempo do profeta Oséias havia também crise, além das que já foram citadas havia a crise espiritual, onde o povo de Deus depositou toda a sua confiança nos homens e não no Senhor. O povo não aproveitou as bênçãos do cuidado divino na sua prosperidade e agora sofreria as consequências da espiritualidade pífia que mantinham com o Senhor. O povo ceifaria o que semeou (Os.8:7; Gálatas 6:7). Confiaram no poder humano, e seriam castigados pelo poder divino.

Por causa disso, o profeta conclama ao povo a voltar para o Senhor. Ao estreitar o relacionamento com Deus, eles descobririam que Ele é misericordioso e poderia mudar a trajetória de desmoronamento que o povo escolhera.

A mensagem de Oseias é contemporânea. Vemos a necessidade do ser humano voltar para Deus, assim ele mostra três atitudes que o povo deveria assumir para a manifestação da misericórdia do Senhor. Eles deveriam:

  1. Semear coisas boas. Tudo o que semeamos colhemos. “Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”. Gl.6.8-9.
  1. Arar o campo de pousio. Era o campo que uma vez foi semeado mas com o passar do tempo ficou duro e infrutífero. “Por essa razão é que se afirma: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião”. Hb 3.15
  1. Ter discernimento do tempo. O tempo é algo precioso em nossa vida e devemos aproveitá-lo ao máximo. “Sendo assim, ensina-nos, pois, a contar nossos dias, a fim de que possamos alcançar um coração verdadeiramente sábio”! Sl 90.12

Não podemos viver a espiritualidade simplesmente como bons espectadores, viver um ritualismo sem precedentes, mas viver a nova vida que o Senhor tem para dar. Jesus disse: “Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Jo 7.38

Pr. Emerson Teixeira – Igreja Presbiteriana Renovada de Ipameri


Compartilhar:

Comentários: